Páginas

quarta-feira, 15 de junho de 2011

SILVIO SANTOS VENDE O BAÚ DA FELICIDADE


  A  rede varejista Magazine Luiza fechou acordo de compra do Baú da Felicidade, que pertence ao Grupo Silvio Santos, na 'promoção' de R$ 83 milhões, fora as dívidas contraídas até então pelo Baú. Assim, o Magazine ganha em troca - retoma, na verdade - o segundo lugar do varejo no País, que até então pertencia à Máquina de Vendas.

A operação deverá ser finalizada dia 31 de julho de 2011, segundo comunicado. A rede que pertencia ao dono do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) obteve um faturamento no ano passado de R$ 415 milhões e possui 121 pontos de venda nos Estados do Paraná, São Paulo e Minas Gerais. Cada loja saiu em média por R$ 685 mil. Em nota, o Magazine Luiza informou que no pacote vieram as lojas físicas, escritórios, centros de distribuição e, ainda, sistemas de informática (hardware e software) e a propriedade da base de clientes.

Segundo o professor do Provar José Lupoli Júnior, o preço foi muito abaixo do de mercado e ainda a dona das Lojas Maia conseguiu ficar fora das dívidas do ex-dono do Baú da Felicidade. "O comunicado [do Magazine] deixa bem claro que a rede não será responsabilizada pelas dívidas que o Baú possui, mas pelos espaços físicos em que a rede está presente", explica. Segundo Lupoli, esta foi uma atitude bem pensada da proprietária do grupo, Luiza Helena Trajano, pois até hoje ninguém sabe o montante da dívida deste grupo no mercado.

Quem concorda com Lupoli Jr. é o advogado José Del Chiaro da Rosa, do escritório Advocacia José Del Chiaro. Ele afirma que além de ser um negócio que gera a possibilidade de uma concorrência ainda maior, também é algo que dificilmente será barrado no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). "Como isso gera uma maior competitividade no mercado, o Cade deve apoiar a iniciativa. Caso aconteça alguma sobreposição, a compra será liberada com observações ligeiras, como a mudança de algum ponto de venda", diz. Del Chiaro ainda afirma que a compra deve fazer o Magazine Luiza economizar em sinergia e logística. "A [rede] Magazine Luiza é conhecida no sul do País e os pontos ficam próximos às Lojas do Baú, o que vai fazer com que a logística seja mais rápida e com menor custo para a empresa."
FONTE- SBT WORLD

Nenhum comentário:

Postar um comentário